quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Viagem a Campinas II

No caminho para a igreja, Zé Sutenga pára em frente à renomada Câmara de Vereadores de Campinas e fica curioso por assistir ao glorioso trabalho dos nossos legisladores. Um vereador levanta-se e lê em voz alta seu mais ambicioso projeto de lei: "Proponho tapar o buraco das véa e consertar os da nova".

Zé Sutenga não consegue segurar e solta uma larga gargalhada. É repreendido. Não entende. Cihica de Chimbira já lhe contara piada semelhante e Zé Sutenga sempre achara graça. Qual o problema em sorrir? Não se tratava de piada? Pobre Zé Sutenga, a propositura do desenvolto vereador era mais do que séria!

Zé Sutenga se dirige à Igreja. O padre estava apressado. O batizado já se encontrava no fim. Sorte de Zé Sutenga. Os vereadores finalmente terminaram seu café com bolo e decidiram visitar os eleitores na igreja. O prefeito também acabara de chegar. Diante de presenças ilustres, o padre pisa no freio e resolve pregar longamente:

"Irmãos e irmãs, estamos presenciando a degenerescência da sociedade. Os bons cristãos batizavam seus filhos com nomes cristãos: João, Maria, José. O que vemos hoje é essa proliferação de nomes artísticos, americanos. Michael Jackson representa o que há de pior nesse mundo: a pedofilia. Nesse momento, Michael Jackson está pagando por seus pecados."

Diante a eloquência do padre, Marieta de Dona Zefinha se entusiasma:

_ Viu, viu Zé Sutenga . E tu qui num quiria Micael Jéquison. O padre adorou o nome de meu fii.

_ Deixe de cunversa muié, oxente! Respondeu irritado Zé Sutenga, com receio de que o padre a repreendesse.

O padre prossegue:

"E para aquele pobre povo da Lagoa Dantas, que se disvirtuara do bom caminho para seguir igrejas profanas, eis o exemplo de Paulo na 1ª carta aos coríntios: ' E Jesus dissera: Nessa pedra, Pedro erigirá minha igreja. Ela se chamará Igreja Católica Apostólica Romana. A Assembléia de Deus, a Universal, a Congregação Cristã, a quadrangular e a octogonal do Reino de Deus dos últimos dias de todos os santos e todas as demais não passarão de religiões heréticas e serão comandadas por falsos profetas'. Palavra do Senhor".

_ Graças a Deus. Todos respondem, menos Pedro Neto que grita ao fundo da igreja: "Uh padre véi doido, Ihu!

_ói ped neto, ói que o padre te pega, ihihi. adverte Josué.

Os vereadores e o prefeito abençoam Micael Jéquison de Zé Sutenga.

No caminho de volta, Zé Sutenga avista uma aglomeração de evangélicos repetindo o gesto de João Batista a um ex-pecador em pleno barreiro do Barrocão.

E o pastor adverte aos circunstantes: " Lembrai-vos das palavras de Paulo na 1ª carta aos coríntios: ' E Jesus dissera: Nessa pedra, Pedro erigirá minha igreja. Ela se chamará Congregação Triangular do Brasil. A igreja Católica, a Assembléia de Deus, a Universal, a Congregação Cristã, a quadrangular e a octogonal do Reino de Deus dos últimos dias de todos os santos e todas as demais não passarão de religiões heréticas e serão comandadas por falsos profetas."

Nesse exato momento, o mau espírito é expulso do corpo do ex-pecador e se instala em uns porcos próximos dali que saem correndo alvoroçados.

Os fiéis passaram a louvar a Jesus. Firmino esbraveja: "Aleluia, valeu o boi".

Pedro neto grita da caçamba da C-10: "Firmino, urêa de porco!".

Na realidade, os porcos foram assustados por Zezim, o cachorro de chica de chimbira, o qual não foi notado pelos fiéis.

Marculino adormece na caçamba da C-10. Sonha novamente num tabuleiro sendo perseguido por uma luz e uma águia mortaia e só desperta em Lagoa Dantas.

Nenhum comentário: